terça-feira, 8 de junho de 2010

Pergunta 5: Conheces algum caso de bulimia?


Pergunta 4 : Como te sentes em relação ao teu corpo?

Pergunta 3: Preocupas-te com o teu peso?
Pergunta 2: Idade :

Pergunta 1: Sexo:




Resultados do inquérito

Já temos os resultados do inquérito, e iremos coloca-los aqui brevemente.
Gostaríamos de agradecer a todos os que responderam. OBRIGADO!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Fizemos um inquérito ao qual pedimos a vossa participação. Terão de responder a algumas perguntas muito simples mas que nos ajudarão.
Terão de responder a perguntas tais como:
  • preocupas-te com o teu peso?,
  • sabes o que é a bulimia?
  • como te sentes em relação ao teu corpo?

Gostaríamos de ter a vossa colaboração, e desde já obrigado!
Pode ver o formulário publicado aqui: Inquérito sobre a bulimia

terça-feira, 4 de maio de 2010

Os tratamentos da bulimia

Hoje iremos falar vos dos tratamentos para curar este temível doença.
Os melhores tratamentos são: Psico terapia e Medicação Antidepressiva. Tudo é mais fácil, embora também não seja um tratamento simples, nem a curto prazo.
O tratamento tem que iniciar de forma rápida, com muita firmeza, sem deixar absolutamente nenhuma alternativa para a paciente, de modo que fique claro para ela que não pode vomitar e que tem que ganhar peso.

Como se pode fazer isso ? Através de um trabalho de Equipa:


a) Antidepressivos:
Receitar Antidepressivos porque quase sempre a Bulimia é acompanhada de um estado depressivo, porque eles diminuem o carácter compulsivo dos vómitos e porque eles agem no Sistema de Neuro transmissores que estão alterados nesta doença.

b) Psico terapia:
É muito importante, embora geralmente as pacientes só vão ao médico somente para que as famílias não insistirem, deixando-as em paz . Esse é um dos motivos pelos quais a Psico terapia não se aprofunda, fica arrastada, e parece que é um castigo semanal para a paciente. A forma de Psico terapia mais eficaz é a Cognitiva - Comporta mental.

c) Internação hospitalar por algumas semanas.
Atenção: hospitalização não é castigo. Ela deve ser encarada da seguinte maneira: o tratamento da Bulimia é como se fosse uma corrida. De um lado está a paciente (com o seu tratamento). De outro lado está a Natureza da doença, que frequentemente é fatal. Chega uma hora em que a paciente e os seus médicos começam a perder a corrida. Isto quer dizer que o estado de emagrecimento chegou num ponto em que a paciente começa a correr riscos para sua saúde física. Nessa hora entra a hospitalização.

Os principais objetivos do tratamento para a bulimia e/ou anorexia são:
Ganhar peso;
Tratar da desnutrição;
Deixar claro para a paciente que tratar de salvar a sua vida, quer queira ou não.
Embora seja muito pouco aceite pela família (pela paciente nem se fala), uma internação hospitalar no início de um tratamento proporciona os melhores resultados.

terça-feira, 27 de abril de 2010

o motivo para a escolha do tema


A razão para a escolha deste tema foi que achamos que era um tema actual que afecta cada vez mais pessoas de todas as idades mas principalmente adolescentes.
Quisemos também dar a conhecer certos aspectos relativos a esta doença , á qual a maioria das pessoas não tem muita acesso a muita informação.
A bulimia é muitas vezes confundida com anorexia, mas a diferença entre as duas é enorme.
Esta doença começa a afectar cada vez mais jovens, e no entanto não parece.
A bulimia é uma doença bastante perigosa e se não for tratada a tempo pode até mesmo provocar a morte.
Ao escolhermos este tema tínhamos uma ideia geral acerca desta doença, mas criamos saber ainda mais, ter mais informação, ate porque queríamos alertar pessoas que eventualmente possam sofrer desta doença, dos riscos e das consequências que isto pode trazer á sua saúde.
Já aprendemos bastante com este trabalho, tomamos conhecimento de certas informações da qual nem faziamos ideia que era assim.
Com este trabalho também verificamos que esta doença afecta qualquer um e que é preciso ter muito cuidado.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ana Carolina Reston Macan


Ana Carolina Reston Macan, de 21 anos, pesava apenas 40 quilos e morreu, com uma infecção generalizada depois de ter passado 22 dias internada num hospital de São Paulo.

O caso da jovem, que sofria de anorexia nervosa, reavivou o debate sobre o emagrecimento exagerado de algumas modelos e um ideal de beleza que pode conduzir a desordens alimentares, especialmente em adolescentes.

"Por amor de Deus, cuidem dos vossos filhos e abram os olhos para não os perderem", declarou a mãe da modelo, Miriam Reston, à estação de televisão brasileira Globo.

A mãe da jovem confessou que temia que a sua filha se irritasse com ela, se a obrigasse a comer, e assegurou que Ana Carolina era "tudo o que tinha na vida".

A família da modelo tentou que a jovem aceitasse ajuda médica mas ela não admitia estar doente, segundo uma prima.

Agência garante que se preocupa com a saúde

A agência que representava a manequim garante que os seus princípios se baseiam em manter a boa saúde dos seus profissionais e lamentou o sucedido. Referiu ainda que nunca deixou de prestar ajuda à modelo.

De acordo com estudos efectuados pela Universidade de São Paulo, a anorexia é um problema das jovens em geral e não específico das modelos.

testemunhos reais de bulimia

Caso 1

O meu nome é Silvia, tenho 16 anos e há seis meses que tenho bulimia. Só duas amigas sabem. A minha historia é bem familiar. Há algum tempo eu pesava 89 kg, agora estou com 69. Na escola, sempre fui motivo de piada e até a minha mãe me chamava de monstro desde que eu tinha uns 10 anos, as minhas amigas tinham vergonha de mim, namorados nem se fala. Ainda me vejo muito gorda.
A bulimia tomou conta da minha vida, é tudo que eu penso. Se estou com meu namorado, com a turma, tudo que quero é vomitar, como já nesse intuito, é algo fora do meu controle, não quero ajuda. Mas, acho que as meninas deviam se tratar pois sei das complicações. De tudo só me resta esperar que alguém me ajude e que eu supere os meus traumas. " in http://bulimia-hoje.blogspot.com/2009/01/testemunhos-reais.html



Caso 2
"Tenho 17 anos. Li inúmeros depoimentos e identifiquei-me com muitas meninas, apesar de nunca ter desenvolvido um quadro mais sério de bulimia. Desde dos 12 já me preocupava com o meu corpo e o meu peso, queria emagrecer. Com uns 13 anos ( ainda não era super neurótica) consegui perder 4 kg. Porém, as minhas crises de compulsão trouxeram esses quilos de volta, e mais alguns. Aos 15 anos, eu emagreci uns 8 kg muito rápido, e ainda queria emagrecer mais ( vendo fotos dessa época, eu vejo que eu estava com o corpo óptimo, estava muito bonita). Meses depois, eu havia adquirido 12 KG!! Fiquei desesperada,as minhas crises de compulsão pioraram, a culpa, o mau estar físico e psicológico eram terríveis! Várias vezes tentei vomitar, como não conseguia, tomava muitos laxantes ( houve uma ocasião que tomei 37 laxantes de uma vez) achando que eu iria deixar de engordar, pura tolice! No fim do ano, eu perdi uns 7kg com um dos meus regimes nem um pouco balanceado. Este ano, vou prestar exame. A ansiedade aumenta, consequentemente a compulsão também aumenta. Há cerca de um mês que eu percebi que o meu caso estava piorando muito, fui conversar com a minha mãe. Eu estou frequentando psicóloga e nutricionista, e já me sinto muito melhor. Elas me explicaram que bulimia é uma doença muito perigosa e que pode até matar!
MENINAS, SE VOCÊS TÊM ESSE TIPO DE PROBLEMA, E ESTÃO COM A AUTO-ESTIMA LÁ EM BAIXO (COMO EU ESTAVA), PROCUREM AJUDA O QUANTO ANTES, ANTES QUE SEJA MUITO TARDE !"

" in http://bulimia-hoje.blogspot.com/2009/01/testemunhos-reais.html

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Quais são os sintomas?



Os sintomas de uma pessoa com bulimia são os seguintes:
· Preocupação exagerada com a forma e o peso do corpo, ocasionada por percepção distorcida do peso e das formas do corpo;
· Ingestão, num período limitado de tempo, de quantidade de alimentos muito maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período similar e sob circunstâncias similares;
· Sentimento de incapacidade de parar de comer ou de controlar o que ou quanto está comendo;
· Auto-indução do vómito e/ou uso indevido de laxantes, diuréticos, ou outros medicamentos;
· Jejuns ou exercícios excessivos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Quais são as causas da bulimia?




Quais são as causas?

Pouco se conhece acerca das causas da bulimia. Normalmente aspectos socioculturais, psicológicos, individuais e familiares, neuroquímicos e genéticos, sejam algumas das causas desta doença.
A influência cultural tem um peso bastante grande na sociedade, o corpo magro é encarado como símbolo da beleza. Mas porque é que os jovens com peso elevado não são também bonitos? Mas porque é que o corpo gordo não é também símbolo da beleza? Porque é que são descriminalizados? Será que vivemos numa sociedade assim tão superficial, que apenas se importa com o exterior, e não com o interior das pessoas? Estas são algumas das perguntas que ainda não têm resposta.



terça-feira, 5 de janeiro de 2010

o que é a bulimia ?

O que é a bulimia?

A bulimia é uma disfunçao alimentar. Caracteriza-se por um comer exagerado seguido de métodos compensatórios inapropriados como por exemplo: vómitos auto-induzidos, uso de laxantes, prática de exercicio fisico exageradamente , jejum e muitos mais.
A bulimia afecta sobretudo os adolescentes.
Existe dois tipos de bulimiua, o tivo purgativo e o nao purgativo.
Tipo purgativo: A pessoa recorre ao uso de laxantes e diuréticos e ao vómito.

Tipo Não Purgativo: A pessoa recorre a outros comportamentos compensatórios inapropriados, como o jejum, exercício físico excessivo .