terça-feira, 11 de maio de 2010

Fizemos um inquérito ao qual pedimos a vossa participação. Terão de responder a algumas perguntas muito simples mas que nos ajudarão.
Terão de responder a perguntas tais como:
  • preocupas-te com o teu peso?,
  • sabes o que é a bulimia?
  • como te sentes em relação ao teu corpo?

Gostaríamos de ter a vossa colaboração, e desde já obrigado!
Pode ver o formulário publicado aqui: Inquérito sobre a bulimia

terça-feira, 4 de maio de 2010

Os tratamentos da bulimia

Hoje iremos falar vos dos tratamentos para curar este temível doença.
Os melhores tratamentos são: Psico terapia e Medicação Antidepressiva. Tudo é mais fácil, embora também não seja um tratamento simples, nem a curto prazo.
O tratamento tem que iniciar de forma rápida, com muita firmeza, sem deixar absolutamente nenhuma alternativa para a paciente, de modo que fique claro para ela que não pode vomitar e que tem que ganhar peso.

Como se pode fazer isso ? Através de um trabalho de Equipa:


a) Antidepressivos:
Receitar Antidepressivos porque quase sempre a Bulimia é acompanhada de um estado depressivo, porque eles diminuem o carácter compulsivo dos vómitos e porque eles agem no Sistema de Neuro transmissores que estão alterados nesta doença.

b) Psico terapia:
É muito importante, embora geralmente as pacientes só vão ao médico somente para que as famílias não insistirem, deixando-as em paz . Esse é um dos motivos pelos quais a Psico terapia não se aprofunda, fica arrastada, e parece que é um castigo semanal para a paciente. A forma de Psico terapia mais eficaz é a Cognitiva - Comporta mental.

c) Internação hospitalar por algumas semanas.
Atenção: hospitalização não é castigo. Ela deve ser encarada da seguinte maneira: o tratamento da Bulimia é como se fosse uma corrida. De um lado está a paciente (com o seu tratamento). De outro lado está a Natureza da doença, que frequentemente é fatal. Chega uma hora em que a paciente e os seus médicos começam a perder a corrida. Isto quer dizer que o estado de emagrecimento chegou num ponto em que a paciente começa a correr riscos para sua saúde física. Nessa hora entra a hospitalização.

Os principais objetivos do tratamento para a bulimia e/ou anorexia são:
Ganhar peso;
Tratar da desnutrição;
Deixar claro para a paciente que tratar de salvar a sua vida, quer queira ou não.
Embora seja muito pouco aceite pela família (pela paciente nem se fala), uma internação hospitalar no início de um tratamento proporciona os melhores resultados.